quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Diário de um Intercambio : Austrália - parte 2



Como as leitoras sabem, eu cheguei esse ano de um intercambio que fiz lá na Austrália.
Depois do primeiro post que fiz sobre Bondi, algumas meninas me mandaram email ( no barsugliapaola@ig.com.br ) perguntando mais especificamente sobre o inglês, a casa onde fiquei, as pessoas, as outras culturas, aquele choque que você leva depois do avião pousar em um país diferente do seu.

Você realmente aprendeu inglês ?

Sim, aprendi. Muitos chegam no Brasil sem falar muito bem o inglês e outros chegam em casa com um inglês maravilhoso. Isso depende muito de você, quando eu estava pensando em fazer o intercambio, eu tinha a dúvida de quanto tempo eu deveria ficar em outro país para aprender um inglês avançado, e depois que fiquei esses 6 meses em Sidney, aprendi que o que depende é  do que você vai fazer durante o período do intercambio.
Brasileiro gosta de andar com brasileiro, esse papo de "Eu vou fazer intercambio e nem vou andar com brasileiro" é mentira, eu pensava assim, mas não tem jeito, as primeiras pessoas que vão te acolher e ser seu amigo provavelmente será um brasileiro, isso aconteceu comigo e com todos os meus amigos que cursaram inglês na minha escola de lá. Falar português é inevitável, mas não pode esquecer que você está lá pro inglês!
Depois com o tempo você terá contato com diversas nacionalidades, depende muito do país, lá na Austrália é comum ter muito (muito mesmo) chines, japonês, coreano, colombiano, italiano e claro, brasileiro. Claro, depende muito da escola e do período que você vai estudar. Eu estudei no período noturno, e fiquei sabendo que os orientais não gostam de ficar muito tarde na rua, por esse fato não tinha muito deles na minha sala.
Outra duvida é o nível de inglês que você tem na sala de aula. Antes de você ter uma sala, temos que fazer uma prova, para a escola saber qual é o seu nível de inglês. Eu sempre estudei inglês, sendo no colégio e nos cursinhos, mas não tem jeito, lá você não aprende o inglês como um intercambio. Mesmo eu tendo um nível de inglês razoavelmente bom antes do intercambio, eu cai na sala pré-intermediaria. Com o tempo, fui mudando de nível e sai de lá em uma sala bem mais avançada.
Mas na verdade, aprendi muito o meu inglês na minha homestay ( homestay é a casa que eu morei, que é assunto do próximo tópico )


Todos os brasileiros da minha escola no período da noite
Amigos da Colombia

Onde você morou todo esse tempo ?
Morei em homestay. Ou seja, morei com uma família que me acolheu e lá eu consegui aprender inglês muito mais rápido se eu morasse com outros estudantes.
A minha casa ficava mais ou menos 25 minutos do centro de Sidney, em Rosebery. As vantagens era que eu tinha meu próprio banheiro emeu próprio quarto, morava com um a senhora sul africana que tinha um inglês um pouco difícil de se entender, mas com o tempo eu conseguia entender ela cem por cento.
Eu jantava e tomava café em casa, mas na hora do almoço eu já estava no centro de Sidney, ou passeando ou procurando emprego.
Uma coisa ruim em morar na homestay é o fato das casas serem um pouco longe da escola, de carro a minha casa ficava uns quinze minutos, mas de ônibus dependia muito, as vezes, eu demorava de 25 até 40 minutos para chegar no destino final. Outro problema é que esses ônibus não funcionam de madrugada, ou seja, se eu ficasse em uma balada, ou eu ia embora meia noite para pegar o ultimo ônibus ou eu dormia na casa dos meus amigos que moravam no centro. Esse esquema de horário funciona com ônibus ou trem.Mas para alguns lugares como Bondi, os ônibus são 24 horas.
Outra desvantagem de ficar em uma homestay é que você não pode levar ninguém pra casa, mas isso eu concordo, é pela segurança.
Para quem não gosta de homestay, você pode optar por morar em republicas, que existem em todos os lugares da cidade, é bem fácil achar  e fica bem mais barato que homestay, mas tem a desvantagem de morar com desconhecidos no mesmo quarto, compartilhar banheiro, enfim.


Lindy, a minha "mother" da homestay.

Porque a Austrália ?
A Austrália é um país bem receptivo e muito bonito. Sidney é fantástico, tem uma ótima segurança e muito lazer. Além disso, a Austrália é um lugar que você, estudante, pode trabalhar legalmente, tendo como salário minimo quinze dólares por hora. Mas não se anime, muito pagam doze dólares e também está bem difícil achar emprego por lá.
Para trabalhar lá você precisa do tax file number, mas não é impossível de fazer, e é de graça. Assim, você recebe seu salário, mas é descontado alguns impostos, mas em Julho o governo devolve esse dinheiro. Bom né ?
Mesmo com as vantagens, eu vi muita desvantagem ir para lá. E justifico, achei Sidney pequeno, não existem restaurantes baratos e diferentes, ou você paga caro, ou come muito barato em redes de lanchonete. Sem falar que é uma das cidades mais caras de se morar. Mesmo assim, eu me apaixonei por esse lugar. ♥
 
Opera House e eu (:


No próximo Diário de um Intercambio eu vou falar de Morriset, um lugar que você dá comida para os cangurus perto de um hospital psiquiátrico, estranho né ?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário