sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Moda: Irmãos Campana

Boa noite !

Quem nunca ouviu falar dos Irmãos Campana? Bom, eu simplesmente adoro tudo o que eles criam e reinventam. E se você não conhece ainda, espere para se apaixonar também.



Há uns 20 e poucos anos, os irmãos Humberto e Fernando Campana, montaram o estúdio Campana onde criavam peças e objetos reaproveitando diversos tipos de materiais como: cordas, lascas de madeira, EVA,fios de PVC, guardas chuvas, papelão,garrafas PET, ralos de banheiro e outros materiais como ursos de pelúcia.

Em 1989 ,Humberto, formado em Direito, e Fernando, arquiteto, começaram com a exposição “Desconfortáveis” onde exibiram peças sem acabamento aparente.

Em 1994, se tornaram os primeiros designers brasileiros á expôr no MOMA –Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – e foi nessa exposição que a inovação dos irmãos revelou um verdadeiro berço de criatividade e contemporaneidade.

Nesta exposição, estava a famosa Poltrona Vermelha de cordas e aço inoxidável, que se tornou um marco, não só de suas carreiras, como do design mundial .


http://catalogo.movinconcept.com.br

A história da Poltrona Vermelha é : "Fernando e Humberto Campana queriam criar um móvel com um conceito diferente, em que o material desse não só a estrutura, mas também o estofamento. Com 500 m de corda em mãos, começaram a entrelaçar a poltrona Vermelha – e a construir um futuro internacional. Massimo Morozzi, designer e dono da marca italianaEdra, interessou-se em confeccionar a peça, para isso solicitou um desenho esquemático dela. Como é impossível reproduzi-lo, os irmãos enviaram um vídeo em que expunham o método de entrelaçamento. Desde 1998 a Edra produz a Vermelha, que ganhou projeção mundial e integra a coleção de design de importantes museus, como o MoMA, em Nova York, e a Pinakothek Der Moderne, em Munique."


Em cada uma de suas poltronas, luminárias e outras peças há um inegável trabalho artístico, que vai além do design.Por isso, depois dos Campana e suas peças únicas – cada uma, mesmo com aspecto semelhante, tem um toque único e exclusivo dos criadores – , nasceu a classificação do Design-Arte.

Como podemos ver abaixo exemplos de móveis feitos com EVA, pelúcia, cordas, Lascas de Madeira, Papelão, Ralos de Banheiro e Retalhos constróem a estrutura e estofamento das peças.















Com as suas criações, vieram as parcerias com :

Melissa



H.Stern



Lacoste






Segundo o site Arquitetonico, "Eles viajaram pelo mundo todo, fazendo exposições pessoais e coletivas, workshops, palestras, cursos, ganharam inúmeros prêmios e tiveram suas obras expostas nos principais museus do mundo e são hoje, sem dúvida nenhuma, reconhecidos pela crítica especializada, como designers de maior criatividade deste início do século XXI."


Realmente, eles merecem o reconhecimento por criar peças incríveis e que ninguém imagina a cada criação de suas novas coleções.

Love it !

Obrigada pela visita de vocês por aqui,
Até o próximo post !

Beijos, Marina Soares ! <3

2 comentários:

  1. Oi, sua linda!
    Te dei o selo Liebster e com ele você responde várias perguntas legais e indica seus blogs preferidos, dá uma olhadinha aqui <3
    http://brunaconstantino.blogspot.com.br/2013/10/liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna ! Adorei seu blog.

      Pode deixar que usarei o selo. Obrigada mais uma vez pela visita rs

      Bjs

      Excluir